Social Icons

Pages

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Assista a um lago do Canadá “deslizando” de um penhasco

Um lago sem denominação localizado nos Territórios do Noroeste do Canadá tem, segundo uma previsão através de um estudo feito por geólogos, que o lago teria caído de um penhasco, conforme relatado pelo National Post.

Uma quantidade de gelo que estava presente no solo da região desde a última nevasca, veio a derreter em meio às temperaturas locais cada vez maiores, por conta do aquecimento, fazendo com que o lago tenha perdido mais da metade do seu volume – estamos falando em cerca de 30.000 metros cúbicos de água, surgindo para fora, como se houvesse um percurso de uma cachoeira. Esta quantidade é equivalente a doze piscinas olímpicas.

A medida que o time lapse de tempo produzido pelos Territórios do Noroeste Geological Survey (NTGS) mostra no vídeo abaixo, o topo do penhasco, de repente desaba, produzindo por mais de duas horas uma “cachoeira” provida do gelo derretido do lago. Felizmente, a comunidade vizinha de Fort McPherson escapou ilesa da quantidade de água.
O gelo do penhasco estava estável por dezenas de milhares de anos, entretanto ao longo do tempo, por ações do vento, chuva e temperaturas mais quentes fizeram com que o gelo derretesse gradualmente, até que suas paredes sólidas acabaram cedendo em julho desde ano. As autoridades do local dizem que a água restante poderá também sofrer este “deslizamento” caso a erosão do penhasco continue a ocorrer.
Embora esses acontecimentos, chamados de “depressões de descongelamento”, sejam comuns no Ártico, eles estão se tornando mais abundantes e mais graves do que eram no passado histórico, devido ao aumento consistente terrestre e por conta das altas temperaturas, de acordo com o NTGS

Nenhum comentário :

Postar um comentário