Social Icons

Pages

domingo, 26 de junho de 2016

Este menino curioso desceu por um buraco desconhecido… O que descobriu lá deixou-o...

Uma criança estava a cavar um buraco, quando uma abertura maior se abriu na sua frente. Ele não resistiu e decidiu seguir por aquele buraco para ver onde ia dar… O que ele descobriu vai marcá-lo para toda a sua vida…

Bonita e misteriosa. Assim pode ser descrita a passagem subterrânea conhecida pelo nome de Shell Groto, em Kent, no Reino Unido. O local é decorado com cerca de 4,6 milhões de conchas. O interessante é que até hoje ninguém sabe qual é a sua origem.
A gruta foi descoberta em 1835 por James Newlove e seu fiho, Joshua. A família estava cavando um buraco no chão quando uma pá desapareceu em uma abertura abaixo de uma placa de pedra. Removendo a placa, uma surpresa: os dois viram o que parecia ser uma entrada para uma caverna imersa nas trevas.

Já que a entrada era muito pequena, o pai prendeu o filho numa corda para ele descer e ver o que era. Quando conseguiu voltar à superfície, Joshua contou ao seu pai o que descobriu: um túnel subterrâneo maravilhoso coberto inteiramente em mosaicos de conchas.

“É como um outro mundo”, disse o menino.
Assim que pôs os olhos sobre a descoberta acidental, Newlove viu o potencial comercial daquele lugar. Ele instalou diversas lâmpadas de gás para iluminar a misteriosa gruta e, três anos depois, ela estava aberta ao público – sob o pagamento de uma pequena taxa. 
 
 O que torna a gruta Shell Groto um mistério incomum é que não se sabe nada a respeito de sua origem. Tudo indica que o lugar tenha sido erguido para ser um templo, mas não há qualquer pista sobre as divindades que eram veneradas e sobre quem pode ter construído.

Entre as espécies de conchas, há amêijoas, búzios, mexilhões e ostras colados às paredes e no teto com argamassa à base de peixe. Hoje, os mosaicos do túnel estão sendo restaurados para surpreender os visitantes para os próximos anos.
 
 A gruta é formada por corredores de 20 metros de extensão que levam a uma sala retangular.
Numa das paredes há uma espécie de altar, com um mosaico ao centro.
O que não faltam é mitos sobre a origem da misteriosa Shell Groto.
Alguns moradores locais dizem que a gruta era local de encontro para cultos secretos.
Outros afirmam que a gruta era um antigo templo pagão.
A verdade é que os pesquisadores não conseguiram descobrir nada sobre o porquê do local ter sido construído.
Caso tenhas ficado curioso, vê o vídeo que se segue:

Nenhum comentário :

Postar um comentário