Social Icons

Pages

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Conheça Hades, a centopeia do inferno

Profundamente abaixo da superfície da Terra, em uma caverna úmida e sombria, vive Hades, o rei dos invertebrados do inferno.

Nomeado em homenagem ao deus mitológico do submundo, Geophilus hadesi é uma espécie recentemente descoberta de centopeia que habita as cavernas profundas das Montanhas Velebit, na Croácia. Ao contrário da maioria das centopeias da ordem Geophilomorpha, que apenas ocasionalmente procuram abrigo em cavernas, G. hadesi passa toda a sua vida neste ambiente escuro e subterrâneo. Ontem (30 de junho), a equipe de cientistas que descobriu o animal notável publicou a primeira descrição do animal na revista ZooKeys.
G. hadesi é uma das duas únicas espécies conhecidas de centopeias que nunca deixam seus lares cavernosos. O outro morador subterrâneo, Persephones Geophilus (nomeado em homenagem a rainha do submundo Perséfone) foi descoberto em uma caverna na França na década de 1990.

Embora a sua casa, localizada 1 km abaixo da superfície da Terra, seja um pouco escura e sombria, a G. hadesi sobrevive muito bem. Tem antenas excepcionalmente alongadas e cerdas cobrindo seus apêndices, e esses dois recursos permitem que o animal detecte presas na escuridão total.

Como a maioria das centopeias, G. hadesi se alimenta de animais vivos – muito provavelmente larvas, colêmbolos (hexapodes minúsculos), minhocas, aranhas e outras presas pequenas. Embora a mordida da centopéia seja venenosa, esta criatura “infernal” é completamente inofensiva para os seres humanos. Não que G. hadesi gaste muito tempo com as pessoas.

G. hadesi tem um corpo longo e achatado que faz o rastreamento em torno de fendas nas rochas. E seus 33 pares de pernas terminam em garras finas que são “excepcionalmente longas”, de acordo com os pesquisadores. Como outras criaturas com garras pontudas, como os caranguejos yeti que habitam as águas ao largo da Antártida, a centopeia Hades pode ter desenvolvido esse recurso a fim de se agarrar com mais segurança às rochas.

Os cientistas não sabem exatamente por que a centopeia Hades começou a viver no subsolo. Pode ser uma mudança dramática nas temperaturas exteriores e condições gerais que forçaram organismos menos adaptáveis a procurar abrigo subterrâneo onde as condições são mais estáveis ​​e menos dependentes das variações de fora.

Nenhum comentário :

Postar um comentário