Social Icons

Pages

sábado, 21 de maio de 2016

Você não vai querer ir ao espaço depois de ver como os astronautas fazem essas 12 coisas

É unânime a ideia de que estar no espaço seja uma experiência incrível. Provavelmente, quando criança, já passou pela sua cabeça a possibilidade de se tornar um astronauta. Até porque, quem não gostaria de ser reconhecido e ainda receber um ótimo salário para participar de viagens espaciais, ser membro da tripulação de uma nave e contemplar com olhar nostálgico o planeta Terra o dia inteiro, não é mesmo? 

Mas se você pensa que a vida dos astronautas é fácil, melhor pensar duas vezes. A microgravidade (aparente ausência de efeitos gravitacionais), o confinamento e diferenças culturais e pessoais entre os tripulantes podem afetar negativamente a vida do ser humano muito mais do que se imagina. Além de possivelmente causar problemas de saúde, permanecer longos períodos de tempo no espaço pode deixar sua vida um tanto quanto… esquisita. Veja só algumas curiosidades sobre como é viver nessas circunstâncias:
1- A água de um pano torcido não escorre
A água não escorre na Estação Espacial Internacional por ser um ambiente de microgravidade, mas o que a mantém envolvendo o pano e as mãos do astronauta é sua tensão superficial.

2- Beber água nunca foi tão nojento
3- Tomar banho nunca foi uma tarefa tão complicada
Na verdade os astronautas não tomam banho no espaço, pelo menos não da forma tradicional. A higiene pessoal é feita sem muita privacidade e com auxílio apenas de um pano umedecido.

4- Lavar os cabelos te faz parecer a esposa do Frankenstein
Assistir ao vídeo

5- Dormir não parece ser muito confortável!
Os profissionais da área dormem na vertical, dentro de sacos de dormir e presos às paredes para não saírem flutuando por aí durante o sono. Nada cômodo, convenhamos.

6- Astronautas precisam estar sempre correndo atrás de comida
Literalmente.

7- Acredite, você não quer saber como os vasos sanitários funcionam
Mas se quiser...

8- A prática de exercícios físicos parece mais um exame cardiológico
O exercício físico diário é de extrema importância para manter os músculos dos astronautas, já que pouco são estimulados devido à sensação de ausência de peso nas estações espaciais. Durante a atividade, aparelhos que verificam os sinais vitais são utilizados e acabam dando esse ar de ala de reabilitação de hospital.

9- Aspirar a Estação Espacial Internacional é uma tarefa aparentemente sem fim
Aspirar um apartamento já é uma tarefa extenuante e relativamente demorada, imagina aspirar um ambiente onde existe sujeira flutuando para todos os lados? É cansativo só de imaginar.
10- Escovar os dentes é quase uma refeição extra
É isso mesmo, a única forma de eliminar a pasta de dente é engolindo-a junto com todos os pedaços de comida localizados entre os dentes.

11- Chorar no espaço te faz parecer um anime
Assistir ao vídeo

12- Lavar as mãos é a coisa mais esquisita do mundo
Mas se você é apaixonado pela série animada “Avatar: A Lenda de Aang” ou “Avatar: A Lenda de Korra” e sempre quis saber como é ser um dobrador de água, talvez essa seja a profissão certa para você!






Nenhum comentário :

Postar um comentário