Social Icons

Pages

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Isso revela porque você não deveria usar sutiã, de acordo com a ciência

Nos EUA, 13 de outubro é o Dia Nacional Sem Sutiã, inventado para promover a consciência do câncer de mama e ajudar a levantar dinheiro pesquisas.

Sutiãs são um símbolo de divisão; alguns lhes consideram uma invenção ridícula, outros como uma ferramenta para a emancipação. Cientificamente falando, a pesquisa mais notória sobre sutiãs e seios saiu recentemente.

O pesquisador Jean-Denis Rouillon, professor na Universidade de Franche-Comte na cidade de Besançon, na França, liderou uma equipe que realizou um estudo de 15 anos sobre o efeito de sutiãs em 330 mulheres com idade entre 18 a 35 anos.

O estudo foi realizado no Centro Hospitalar Universitário em Besançon, e a equipe usou uma régua e um calibrador para gravar as alterações nos seios das mulheres ano após ano.

Os resultados sugerem que o uso de um sutiã desde cedo não faz nada para ajudar a apoiar o peito, reduzir a dor nas costas ou prevenir a flacidez da mama. “Clinicamente, fisiologicamente e anatomicamente – os seios não ganham nenhum benefício. Pelo contrário, eles podem ficar decaídos com o excessivo uso do sutiã “, o professor Rouillon France disse em uma entrevista.

Os pesquisadores dizem que a peça íntima pode dificultar a circulação e reduzir o tom dos seios ao longo do tempo.

“Para as mulheres mais jovens, não usar um sutiã vai levar ao aumento da produção de colágeno e elasticidade, o que melhora várias características de um peito de desenvolvimento”.

A equipe recomenda cautela em tirar conclusões gerais da pesquisa, uma vez que as mulheres no estudo não são representativas da população como um todo. O professor Rouillon acredita que mais pesquisas são necessárias para entender os potenciais impactos – positivos ou negativos – que os sutiãs podem causar, e admite que estes são resultados muito preliminares.

Nenhum comentário :

Postar um comentário