Social Icons

Pages

quarta-feira, 1 de abril de 2015

7 projetos secretos dos EUA

Os Estados Unidos criaram a Agência Central de Inteligência (CIA) em 1947, e esta organização vem produzindo de tudo para o governo americano.

Entre essas coisas destacamos esses 7 projetos secretos, mas cujos detalhes foram em parte revelados ao longo dos anos.

Confira:

Projeto 1794
Revelado no final do ano de 2012, esse projeto visava a construção de um aeronave semelhante a um disco voador, cujo objetivo era derrubar bombardeiros soviéticos na década de 1950.

A aeronave seria capaz de atingir 4 vezes a velocidade do som e voar a mais de 30 quilômetros de altura. Na época, o orçamento do projeto foi estimado em 3 milhões de dólares. Hoje, custaria cerca de 26 milhões.

O projeto foi abandonado no final de 1961 depois que engenheiros concluíram que a aeronave era muito instável e seria arriscado levá-la a uma altitude tão alta.
Projeto Iceworm
Esse projeto, idealizado nos anos 60, tinha como objetivo a construção de vários locais de lançamento de mísseis nucleares móveis sob a camada de gelo da Groenlândia. O objetivo, claro, era atacar alvos soviéticos.

O projeto ganhou o codinome Iceworm, mas para testar se ele realmente era viável, o Exército criou um programa cover chamado “Camp Century”, onde foi desenvolvido uma rede de prédios e túneis subterrâneos com alojamentos, cozinhas, laboratórios, enfermaria, centro de comunicações e até mesmo uma usina nuclear.

A base foi mantida em segredo do governo da Dinamarca, e funcionou por 7 anos. O projeto foi abandonado em 1966 após o gelo da região ficar muito instável, e colocar em risco a segurança dos ocupantes. Os destroços do programa ainda estão sob o gelo Ártico.

Projeto MK-ULTRA
Mais apavorante do que os dois projetos citados, o MK-ULTRA não visava alvos soviéticos, e sim civis. Tratava-se de um programa ilegal para o desenvolvimento de sistema de controle mental. Entre eles, os cientistas testaram a hipnose aos limites, agentes biológicos e drogas como o LSD e barbitúricos em pessoas. Alguns dizem que o programa também podia ser utilizado para comandar o cérebro de assassinos.

Em 1973, o diretor da CIA Richard Helms ordenou a queima de todos os arquivos do Projeto MK-ULTRA, mas uma investigação foi realizada tempos depois. O programa foi tema de filmes como “Sob o Domínio do Mal” e “Os Homens que Encaravam Cabras”.

Area 51
Talvez o projeto secreto mais conhecido dos EUA e o preferido de teóricos da conspiração e ufólogos. Pseudociência à parte, a Area 51 é uma base localizada próximo ao Groom Lake, em Nevada, e o que se passa lá dentro é realmente um mistério. O local era muito relacionado a atividade paranormais, incluindo a hipótese sem nenhuma evidência de que o local abrigava aliens e OVNIs que teriam caído na região.

Em 2013, a CIA liberou documentos sobre o projeto secreto, e confirmou que o local é usado como testes para o desenvolvimento de uma série de aeronaves de espionagem, como as famosas U-2.

Mas, como se sabe, as pesquisas e atividades que são feitas na base são um dos segredos mais bem guardados dos EUA.

Projeto Grudge
Sabemos então que a Area 51 não era um local para o estudo oficial de supostos discos voadores e extraterrestres. No entanto, em 1949, os EUA criaram o chamado Projeto Grudge, que tinha como objetivo o estudo de supostos objetos voadores não identificados, incluindo aeronaves inimigas desconhecidas. No entanto, poucas pesquisas foram feitas.

Operação Paperclip
Esse projeto, criado em 1946, tinha como objetivo atrair os brilhantes cientistas nazistas alemães para os EUA após o fim da Segunda Guerra Mundial. Os esforços garantiram um precioso conhecimento científico que poderia ter caído em mãos soviéticas. O mais famoso recruta do projeto Paperclip foi Wernher von Braun, cientista que posteriormente elaborou as missões lunares Apollo, que levaram o homem à Lua em 1969.

Projeto Manhattan

Conhecido pela produção das primeiras bombas atômicas, o projeto Manhattan funcionou em paralelo ao decorrer da Segunda Guerra Mundial. Essencialmente visava a investigação do potencial de armas nucleares.

O primeiro teste atômico foi desenvolvido em 16 de julho de 1945, na Base Aérea de Alamogordo, a 193 km ao sul de Albuquerque, nos EUA. A explosão gerou uma nuvem cogumelo com uma altura de cerca de 12 km, e um poder equivalente a 15 mil toneladas de TNT.

Um mês depois, duas bombas atômicas foram lançadas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, os únicos exemplos do uso de armas nucleares em uma guerra. [LiveScience]

Nenhum comentário :

Postar um comentário